25 de abril de 2008

25 DE ABRIL

É neste célebre dia, que deste meu desterro checo, lhes trago, caros leitores, um pouco de história.
A importância do dia 25 de Abril jaz, dizem muitos, no simples "fato" de abas de grilo....ahh.., não, isso é casaco de abas de grilo, não é fato, perdão..., no facto de...hmm.., no simples "fato" de, no presente dia do longínquo ano de 1719, o autor Inglês Daniel Defoe ter publicado o seu livro "Robinson Crusoe", sobre um náufrago, que passa 28 anos numa remota ilha tropical, ao largo da Venezuela.
Há também quem diga que este dia é importante já que foi neste dia que, em França, no ano de 1792, a gilhotina foi usada pela primeira vez para aplicar a pena capital.

Por outro lado eu, que estou mais ligado à área das Ciências, sempre acreditei que este especial dia se devesse à publicação, por parte dos cientistas James Watson e Francis Crick, no dia 25 de Abril de 1953, de um artigo de nome "Molecular Structure of Nucleic Acids: A Structure for Deoxyribose Nucleic Acid" na revista ciêntifica "Nature", descrevendo a descoberta da configuração das moléculas de DNA em Dupla Hélice.

Há ainda quem fale de uma revolução em Portugal, mas disso não vou falar, já todos ouvimos esta imensas vezes, e para aqueles que não ouviram, façam um favor a vocês mesmos e liguem a televisão durante todo o dia de hoje, vejam até o filme "Os Capitães de Abril" ou, em último caso, para os mais desesperados, comprem um livro de História - mas tenham em atenção que estão ainda muito em voga uns livros de História em Português Arcaico, do tempo dos reis... não se deixem enganar, comprem um livro que cumpra as regras do novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.



PS: Este texto está ainda por "otimizar" do ponto de vista do novo acordo ortográfico. O leitor é, por isso, convidado a, na eventualidade de alguma palavra estar escrita naquilo a que eu chamo, hoje em dia, Português Arcaico, consultar um dicionário, pois o "fato" é que ainda não me inteirei de todos os novos vocábulos,

Com os melhores cumprimentos

2 comentários:

JGP disse...

Só uma pergunta... Porquê "fato" se se vai continuar a escrever "facto", mesmo com o novo acordo ortográfico?

Fora isso, bem-vindo de volta AV.

JGP disse...

25 de Abril sempre!
Configuração das moléculas de DNA sem ser em Dupla Hélice nunca mais!