4 de abril de 2007

ESTRELA CADENTE OU ÊXITO INTERNACIONAL

Cada vez mais Quim Barreios cai no ranking prestigioso das estrelas que idolatro. Então não é que também A Garagem da Vizinha, obra-prima da música ordinareca nacional, afinal tem outros autores. E ainda por cima directamente duma qualquer terriola no meio da Amazónia.

Apresento-vos as versões d'A Garagem da Vizinha de Sandro e Gustavo, a de Rionegro & Solimões, a de Frank Aguiar, a de Marcos e Fernando e a dos Latitude 10. Também consegui encontrar uma música no terceiro trabalho discográfico dos brasileiros Os Mauricinhos do Forró, chamada A Garagem da Vizinha. E já no estonteante álbum Hoje tem Forró! de Kiko e as Jambetes encontramos anunciado na capa do CD a faixa A Garagem da Vizinha. Serão as mesmas? O mistério prolonga-se...

neste sítio, encontro uma lista com várias canções brasileiras de sucesso, e ao lado de A Garagem da Vizinha (versão de Sandro e Gustavo) afirma-se que os autores da melodia e da brilhante letra são Jairo Goes e Edymar Neves. Já agora, posso dizer-vos que Sandro e Gustavo infelizmente já não fazem um dupla musical, já que Gustavo partiu para novos caminhos, apostando numa carreira a solo, como podem comprovar aqui (atentem por favor no título da página, lá bem em cima: GUSTAVO Basta Me Telefonar).

Voltando a Quim Barreiros, a dúvida acaba por não se esclarecer. Será que Quim Barreiros é o Rei do Plágio, ao invés de Rei da Queima das Fitas como se auto-intitula? Ou será que anda por aí muito brasileiro com o olho posto no que de melhor se faz por cá no âmbito da música popular? Quero acreditar que Jairo Goes e Edymar Neves são ex-imigrantes que passaram por cá, e que adoptando uma política de "Ei, meu chapa! Ninguém vai topar, não." adaptaram a letra ao estilo sertanejo e por lá a venderam a bandas como Os Mauricinhos do Forró.

Outra hipótese será ainda o surgimento de um surto de exportação para o Brasil de música popular portuguesa proveniente de Vila Praia de Âncora, terra natal de Joaquim Fernandes Barreiros. Nesse caso teremos de passar a olhar para Quim de outra maneira, assim como teremos de acrescentar a música pimba à pequena lista de exportações nacionais. Fado, vinho do Porto, cortiça, jogadores de futebol e música de Quim Barreiros. Sim senhor. Ainda dizem que a música portuguesa não tem projecção.

4 comentários:

Anónimo disse...

A música do Quim é de 2000. A versão brasileira, de 1999. Quem copiou de quem?

Anónimo disse...

Claro que o Quim Barreiros é um plagiador!! Até a música "Bacalhau à Potuguesa" é do ZENILTON...

http://www.youtube.com/watch?v=CkczcjJLd0o

Também plagiou Genival Lacerda e tantos outros.

Anónimo disse...

e já agora acreditem no pai natal!!
esta também é dele né?

http://www.youtube.com/watch?v=CkczcjJLd0o

claro que as musicas do quim são plágio.

Edymar Neves disse...

Meus caros e queridos portugueses, Não só A Garagem da Vizinha mas outros sucessos nossos como Agua de Coco, Aeroporto de mosquito, são obras de nossa autoria(Edymar Neves e Jairo Goes) na sua originalidade, devidamente editadas nas Editoras Abril music, Universal Music e Wanner Music respectivamente, as quais tivemos o imenso prazer de ve-las regravadas pelo vosso querido Quim Barreiros.

Que se finde todas as duvidas de autoria da consagrada A GARAGEM DA VIZINHA como sendo de fato e registrada de Edymar Neves e Jairo Goes, dois simples brasileiros do estado de Goiás, berço do Sertanejo, ficando para o Quim Barreiros os meritos de grande interprete e garimpeiro de musicas em duplo sentido..
Para o qual indico uma outra boa obra que é a continuidade da A Garagem da Vizinha, a qual intitulamos A Garagem Agora é Minha(Edymar Neves) que se encontra pronta para fazer dowload no famoso Palco MP3 na pagina "EdymarNeves Compositor"
Peço aos companheiros da GAMEIRICES que faça chegar até Quim Barreiros

Edymar Neves Compositor
Pela Editora Abril Music