18 de outubro de 2006

URGE UM POST GRANDE

Não é que urja muito, mas como tenho OCD (Obsessive-compulsive disorder, em língua de Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães: transtorno obsessivo-compulsivo) e, para além disso, possuo também uma paixão secreta por verbos estranhos ao ouvido, decidi fazer um post dedicado à conjugação do verbo urgir. Aqui vai.


Infinitivo
Urgir
Gerúndio
Urgindo
Particípio passado
Urgido
Presente
Eu urjo
Tu orges
Ele orge
Nós urgimos
Vós urgis
Eles orgem
Pretérito perfeito
Eu urgi
Tu urgiste
Ele urgiu
Nós urgimos
Vós urgistes
Eles urgiram
Pretérito imperfeito
Eu urgia
Tu urgias
Ele urgia
Nós urgíamos
Vós urgíeis
Eles urgiam
Pretérito mais-que-perfeito
Eu urgira
Tu urgiras
Ele urgira
Nós urgíramos
Vós urgíreis
Eles urgiram
Futuro
Eu urgirei
Tu urgirás
Ele urgirá
Nós urgiremos
Vós urgireis
Eles urgirão
Condicional
Eu urgiria
Tu urgirias
Ele urgiria
Nós urgiríamos
Vós urgiríeis
Eles urgiriam
Presente do subjuntivo
Eu urja
Tu urjas
Ele urja
Nós urjamos
Vós urjais
Eles urjam
Imperfeito do subjuntivo
Eu urgisse
Tu urgisses
Ele urgisse
Nós urgíssemos
Vós urgísseis
Eles urgissem
Futuro do subjuntivo
Eu urgir
Tu urgires
Ele urgir
Nós urgirmos
Vós urgirdes
Eles urgirem
Imperativo afirmativo
Orge tu
Urja ele
Urjamos nós
Urji vós
Urjam eles
Imperativo negativo
Não urjas tu
Não urja ele
Não urjamos nós
Não urjais vós
Não urjam eles
Infinito pessoal
Urgir eu
Urgires tu
Urgir ele
Urgirmos nós
Urgirdes vós
Urgirem eles
Fiquei particularmente intrigado com o tu orges, ele orge e eles orgem. Já agora, tenho um ósculo em lábios para oferecer a quem consiga provar que conjugou em conversação normal o verbo urgir no futuro do subjuntico, na 2ª pessoa do plural. Qualquer gravação em formato áudio com qualquer coisa como "Quando vós urgirdes de algo, então chamai aqui por mim" servirá de prova.
JGP

Sem comentários: