10 de setembro de 2007

PESOS E MEDIDAS

Definições oficiais do Sistema Internacional de Unidades:

O metro (m) é o comprimento do caminho percorrido pela luz no vácuo durante o intervalo de tempo equivalente à fracção 1/299 792 458 de um segundo.

OK. Muito bem. Isto remete-nos para a unidade de tempo "segundo". Vamos lá ver.

O segundo (s) é a duração de 9 192 631 770 períodos da radiação correspondente à transição entre dois níveis hiperfinos do estado natural do átomo 133 do elemento químico Césio (Cs).

Ah, então sempre era isso. É que eu ainda usava a definição antiga: "o segundo é a fracção 1/31 556 925 , 9747 do ano tropical para dia 0 (zero...) de Janeiro de 1900 às 12h".

Então vamos lá ver se entendi. Um metro é, então, pelas minhas contas, o comprimento do caminho percorrido pela luz no vácuo durante o intervalo de tempo correspondente à fracção 1/299.792.458 de 9.192.631.770 períodos de radiação ocorridos na transição entre dois níveis hiperfinos do estado natural do átomo 133 do elemento químico Césio.

Agora vou só à cozinha beber um copo de água que fiquei com a boca seca.

Pronto, já está.

Pá, isto das definições das medidas é giro, mas acaba por nos preocupar um bocado. Eu sei lá se o Césio amanhã não decide aumentar o seu átomo 133. Já viram no que dava? Ter de substituir as placas todas dos quilómetros na A1 e assim... E um gajo de repente ficar mais alto ou demorar mais a lavar os dentes.

Deviam arranjar umas definições de metro e segundo mais simples e menos dependentes de terceiros. Vejam o exemplo do quilo. Muito mais simples e quase inquestionável.

O quilograma (kg) é a unidade de massa; é igual à massa do protótipo internacional do quilograma.

Strau! Ali... O quilograma é igual ao quilograma. E mais nada.

- Olhe, dê-me aí 2 quilos de feijão-manteiga.
- 2 quê?
- 2 quilogramas, por favor.
- Não sei o que é. Pode explicar.
- 2 quilogramas são iguais a duas vezes a massa do protótipo internacional do quilograma.
- Ah! O protótipo internacional do quilograma! Claro... Quer um saquinho ou leva na mão?

Sem comentários: