6 de dezembro de 2007

NEVOEIRO DO CAMANDRO

Se na República Checa deve andar a cair neve ao magotes, por cá temos uma versão foleira da coisa. Não me lembro de haver 2 dias seguidos em que o nevoeiro estive permanentemente a fazer-me festinhas na cabeça. Parece que estamos dentro da fornalha de uma fábrica de cimento, só que com frio. Ligar as luzes de nevoeiro de manhãzinha já me tinha acontecido, agora ligá-las às 2h da tarde é obra. São Pedro deve estar a esfregar as mãos de contente, ou então devia deixar de fumar.

Isto faz-me lembrar uma história. Uma das perguntas que o examinador me fez no meu primeiro e brilhante exame de condução (que chumbei) foi "Sabe ligar as luzes de nevoeiro?". Pergunta à qual respondi com a maior das confianças: "Claro que sim, Sr. Antunes." Não se chamava Antunes, mas acho um nome perfeitamente adequado a um examinador. Enquanto dizia estas palavras pensava para dentro "Epá, como é que era, como é que era, como é que era, como é que era?..." chegando a conclusão que tinha de encontrar um botão qualquer. Aí ele ripostou qualquer coisa que pode ter sido algo como "Então ligue-as lá" ou então "Mas eu não me chamo Antunes", não me lembro bem. Só sei que subitamente me lembrei do sítio do botão, levando lampeiro o dedo ao dito cujo. Carreguei. Nada. Carreguei outra vez. Nada. Olhei para a cara do Sr. Antunes. Nada. Disse "Que estranho..." e voltei a carregar.

"Deixe lá estar isso. Não vale a pena tentar mais, já vi que não sabe", ouvi. Mas o que queria ter ouvido era mais um "Deixe lá estar isso. As luzes devem estar fundidas".

Fica então o aviso para todos os que estão neste momento a tirar a carta. Para ligar as luzes de nevoeiro tem de se ligar primeiro os médios. Para quem não sabe o que são os "médios", então é melhor começar a pensar em desistir da ideia de tirar a carta e compre já mas é o passe para Dezembro.

De referir também que a razão de ter chumbado não teve nada a ver com não saber ligar as luzes de nevoeiro. Ao que parece pessoas como o Sr. Antunes não são apologistas da ideia de passar com o sinal vermelho.

PS - Hoje recordei-me disto porque me lembrei à primeira, quando ia para a faculdade, que devia ligar os médios primeiro antes das luzes de nevoeiro. Para a próxima tenho de me lembrar é de desligar as luzes todas quando estaciono o carro. Lembrei-me uns 10 minutos depois e tive de vir cá fora desligá-las antes que a viatura ficasse sem bateria.

Sem comentários: