18 de outubro de 2007

VAMOS OUTRA VEZ A VOTOS


Tirando RF, todos os membros deste blog são confessos simpatizantes do Sport Lisboa e Benfica. Quer MAS, quer eu próprio tiveram passagens efémeras na sua juventude pelo clube da outra ponta da Segunda Circular, aquele ali antes do radar de quem vai em direcção à A1, mas rapidamente viram a Luz.

No entanto, como é sabido, o Benfica não é propriamente o clube que saca pessoas do meio de uma depressão para as pôr nos píncaros da alegria. É mais aquele clube que dá uma alegria ou outra, mas bem espaçada por digamos, unidades temporais na ordem dos anos.

Também não é segredo nenhum que ao longo dos últimos anos, é costumaz ao meu clube do coração adoptar uma estratégia de contratações algo peculiar. Há quem diga que isso sucede desde o início da década de 90, mas como nesse ano preciso eu contava apenas 3 primaveras pouco me lembro desse dealbar do descalabro. Ou seja, quando comecei a ligar a futebol já era normal o Benfica por cada Simão Sabrosa ostentar no seu plantel jogadores do calibre de Bossio, Uribe ou Porfírio.

Por isso, e consultando DGC, dei-me ao trabalho de recolher os piores 100 jogadores do Benfica dos últimos 10 anos. Sim, 100, desde 1997-98... E não se espantem com o número, porque em 10 anos o Benfica teve exactamente 158 jogadores (sem contar com 15 juniores com pequenas aparições na equipa principal). Ou seja, os maus (aqueles que contabilizei) fazem quase 2/3 da malta que jogou de encarnado.

Agora que finalizei a contagem e recolhi 100 fotografias (consegui todos...) resta-me engendrar uma forma de poder colocar a votação por forma a que o caro leitor escolha o seu onze inicial de eleição. Por posições? Por anos? Todos juntos? Escolher eu e o resto dos colaboradores os 25 piores e pô-los a votação? Escolher eu e o resto dos colaboradores os 10 piores por posição e pô-los a votação? Hesito...

Enquanto não o faço, deliciem-se com alguns dos nomes:

Alejandro Escalona, Emanuele Pesaresi, Ivan Dudic, Quim Berto, Andrey Karyaka, Beto, Fernando Aguiar, Paulo Almeida, George Jardel, Mawete Júnior, Toy... Só não dava um onze porque não tem guarda-redes.

2 comentários:

JGP disse...

Já agora, aqui têm os jogadores que se safaram de ser nomeados:

Michel Preud'Homme
Emerson Thome
Carlos Gamarra
Karel Poborský
João Vieira Pinto
Nuno Gomes
Edgar
Robert Enke
Maniche
João Tomás
José Moreira
Carlos Marchena
Fernando Meira
Miguel
Pierre van Hooijdonk
Marco Caneira
Zlatko Zahovic
Tiago
Ljubinko Drulovic
Pedro Mantorras
Simão Sabrosa
Ricardo Rocha
Roger
Petit
Geovanni
Miklos Féher
Luisão
Manuel Fernandes
Quim
Alcides
Manuel dos Santos
Nuno Assis
Anderson
Léo
Nélson
Karagounis
Fabrizio Miccoli
Miguelito
David Luiz
Kostas Katsouranis
Rui Costa
Hélder
Diego

além de todos os que entraram este ano (não seria justo):

Hans-Jörg Butt
Luís Filipe
Edcarlos
Marco Zoro
Maximiliano Pereira
Andrés Díaz
Fábio Coentrão
Binya
Cristián Rodríguez
Óscar Cardozo
Gonzalo Bergessio
Ángel Di María
Yu Dabao
Freddy Adu

JGP disse...

Ah, e os juniores:

Paulo Lopes
Hugo Pereira
Tiago Gomes
Hélio Pinto
Eduardo Simões
Fernando Alexandre
João Vilela
Bruno Costa
Ricardo Janota
José Fonte
Hélio Roque
João Coimbra
Pedro Correia
Romeu Ribeiro
Miguel Vítor